10/12/2010

Postado por Juliana Escorel | 1 Comentário

Cálculo e escolha de docinhos

Dentre todas as decisões e escolhas que uma noiva tem que fazer, a escolha pelos docinhos é mais uma que sempre gera dúvidas.

Não é mais novidade para ninguém que, hoje em dia, depois da noiva, a segunda atração de um casamento é a mesa de doces (desculpe-me noivos, mães de noiva e de noivo, madrinhas, etc…).

Para facilitar a vida das recém-noivas, que começaram a planejar o casamento agora, e que já estão pensando e discutindo sobre isso, conversei com uma doceira de mão cheia – a Carol Melo – que conseguiu dar uma geral nesse assunto com muita propriedade.

JE – Carol, como devemos calcular a quantidade de doces por convidado?

CM – Sugiro calcular 5 doces por convidado. Se contarmos 4 doces por convidado, estes acabam em, mais ou menos, 1 hora e meia; Já 5 doces por pessoa, é uma a quantidade que acaba, porém no final da festa. Agora, se você quer que sobre para levar para casa, calcule 6 doces por convidado.

JE – O que devemos levar em consideração para essa decisão?

CM – Acredito que devemos levar em consideração não apenas o número de convidados mas também: o tamanho da mesa que irá os doces e se o bolo também ficará na mesa. Muitas noivas olham fotos das mesas dos doces sempre cheias, fartas e lindas. Para isso, pensar no tamanho da mesa é importante porque imagine se você faz uma festa para 60 convidados e um cálculo e 5 doces por pessoa – seriam 300 doces -a mesa para acomodar esta quantidade e dar um efeito bonito e esperado pelos os noivos tem que ser bem pequena e, de preferência, acomodar o bolo junto. A questão da sobremesa servida pelo buffet, se vai ou não ter,  pouco interfere na quantidade de doces. Posso afirmar que os docinhos são bem esperados pelos convidados independentemente disso.

JM – Uma vez decidida a quantidade de docinhos por convidado, quantos tipos de doces devemos selecionar?

CM – A variedade de sabores está relacionada com a quantidade de doces totais. Para 400 doces, 5 sabores; para 1.000 doces de 7 a 8 sabores; para 2.000 doces de 8 a 12 sabores. Mas o interessante é pensar em pelo menos 2 a 4 opções com chocolate, 2 a 3 opções de fruta, 2 a 3 opções de castanha e para os noivos que gostam de doces de ovos, 1 opção basta. Cada sabor pode e deve ter uma quantidade diferente. Normalmente, os de chocolate saem mais, seguidos pelos de frutas e castanhas e, por último, os de ovos.

JE – Quais são os sabores que mais agradam? Quais são os mais tradicionais?

CM – Os doces que mais agradam são os de chocolate , principalmente os brigadeiros. Este adorado docinho, indispensável em festas infantis, que precisou ganhar roupagem “glamourosa” para poder fazer parte das mesas de doces de casamentos (com dourado, crocante, em caixinha ou copinho), hoje em dia já é tão esperado que já pode entrar até em casamento no formato mais tradicional: enroladinho e passado no granulado. É claro, que agora a diferença são os ingredientes – muitos sabores variados e chocolate belga, por exemplo.  Na linha dos doces tradicionais, temos as opções com nozes e o côco.

JE – E a escolha das forminhas? Alguma dica especial para que a beleza do doce e a decoração da mesa sejam realçadas?

CM – As forminhas fazem parte da decoração. Primeiramente, deve-se definir o estilo da festa (romântica, moderna, clássica, rústica…). Sobre a cor, acho legal o decorador sugerir algum tom ou cor para compor a mesa. Esta é a melhor pessoa para orientar. Ela tem o projeto em mente e sabe exatamente o que vai ficar melhor e realçar a decoração. Gosto sempre de pelo menos 2 tons (um mais claro e outro mais escuro). O contraste do doce com a forminha ressalta a beleza do doce, valoriza!

JE – Agora para o verão, quais seriam os docinhos mais adequados?

CM – O verão sempre pede doces mais leves, mais frutas e casatanhas. Podemos diminuir a quantidade de trufas e chocolate muito doce. E evitar os caramelados!!!!  Estes últimos, com o calor e a umidade, ficam melados e derretendo.

Aqui abaixo, umas imagens das delícias da Carol Melo, e uma notícia que vai deixar todo mundo com água na boca nesse final de semana:

Segunda-Feira, aqui no blog, um MEGA SORTEIO de Natal com essas gostosuras - AGUARDEM!

cm.

Para saber mais sobre o trabalho dela, o site é www.carolmelo.com.br

Compartilhar

Posts relacionados:

  1. Cálculo de bebidas para a festa de casamento
  2. Mesas de Natal
  3. Casamento Civil – Escolha a data e voilà…
  4. Escolha sua fantasia e ÓTIMO CARNAVAL!
  5. O meu casamento – Doces
  1. Letícia escreveu:

    Aii que delícia esse post!
    Me ajudou muito.. tinha pensado mesmo em 5 doces por convidado, acho que é uma média legal e suficiente pra todo mundo se deliciar né?
    Muito legal também são os tachos que entram no meio da festa, na pista de dança por exemplo, com brigadeiro mole e os convidados se servem com colheres descartaveis, já viu? Muito interessante e deliciosoo!!!
    Bjuu

Deixe um Comentário